segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho (Tipos)



Olá Pessoal,

Vamos conhecer os tipos e a finalidade de cada CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho):

01 – CAT inicial: preenchida para acidente típico, doença ocupacional, trajeto ou óbito imediato.

02 – CAT reabertura: preenchida para reinício de tratamento ou de afastamento por agravamento de lesão de acidente de trabalho ou de doença profissional ou do trabalho. Deve ser preenchida com as mesmas informações da época do acidente, exceto quanto aos campos de afastamento, último dia de trabalho, atestado médico e data de emissão, que serão relativos à reabertura. Importante dizer que não são consideradas CAT de reabertura, as situações de simples assistência médica ou de afastamento com menos de 15 dias consecutivos.

03 – CAT comunicação de óbito: é a CAT que esperamos nunca preenchermos, pois deve ser preenchida no falecimento de empregado, decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho. O óbito decorrente de acidente de trabalho ou doença profissional ou do trabalho ocorrido após a emissão da CAT inicial ou de reabertura será comunicado ao INSS por CAT de comunicação de óbito, constando desta data o óbito e os dados relativos ao acidente inicial.

Nunca é tarde para se iniciar campanhas de prevenção de acidentes. O custo deste tipo de afastamento acaba sempre recaindo sobre as próprias empresas.

Aproveitem para fazer o download do programa necessário para cadastrar a CAT pela Internet ou utilize o formulário.

3 comentários: