sábado, 25 de janeiro de 2014

PROFISSIONAL AUTÔNOMO OU LIBERAL

O profissional autônomo ou liberal é aquele que possui determinadas habilidades técnicas, manuais ou intelectuais e decide trabalhar por conta própria, sem vínculo empregatício.

Os autônomos têm a vantagem de negociar mais livremente as relações de trabalho, como horários mais flexíveis e salários. Porém, não possuem direitos trabalhistas, como 13º salário, FGTS, férias, dentre outros. As leis trabalhistas, inclusive, determinam que a partir do terceiro mês de prestação de serviços exclusivos para uma empresa (com comprovação), o trabalhador passa a ter os direitos de funcionário.

Uma forma de trabalho autônomo bastante reconhecida é Consultoria.
 
Consultor é o profissional que entende muito de um assunto e decide prestar serviços, geralmente solucionando problemas, tanto para empresas quanto para pessoas. Na maioria das vezes, a intervenção do consultor é necessária quando as instituições enfrentam problemas que os funcionários internos não estão preparados para resolver. Para se tornar um consultor e ser um bom profissional é preciso possuir experiência em uma área específica , estudar muito, saber trabalhar em grupos, ser dinâmico e, acima de tudo, saber unir conhecimento e criatividade para encontrar as melhores soluções.

[...]

Fonte: TRABALHO autônomo. 
Disponível em:
Acesso em: 07 fev. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário